Os paradoxos do acolhimento em Minas no século XIX de acordo com a literatura de viagem: hospitalidade e hostilidade

Os paradoxos do acolhimento em Minas no século XIX de acordo com a literatura de viagem: hospitalidade e hostilidade Leandro Benedini Brusadin Este estudo, baseado na teoria da dádiva de Mauss (2008), posiciona como determinadas sociedades trocavam entre si e com os que eram considerados forasteiros. A hospitalidade pode ser inserida Leia mais…

Hospitalidade e os processos de gestão de pessoas e serviços em meios de hospedagem: Estudo de caso de um Hotel de Ouro Preto – MG

Hospitalidade e os processos de gestão de pessoas e serviços em meios de hospedagem: Estudo de caso de um Hotel de Ouro Preto MG Márcia Danielly Cavalcanti Silva, Kerley dos Santos Alves A hospitalidade nos serviços é, pois a arte da valorização das relações e através da política de treinamento Leia mais…

Acessibilidade para deficientes visuais nos meios de hospedagem em Diamantina

Acessibilidade para deficientes visuais nos meios de hospedagem em Diamantina Katrine Souza Silva e Renata Fernandes Dias Coelho. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Diamantina, 2017 O objetivo da pesquisa foi identificar se há conhecimento por parte dos gestores dos meios de hospedagem em Diamantina –Minas Gerais, sobre Leia mais…

Estratégias de comunicação de marketing na hotelaria: o caso do website corporativo do Hotel Promenade Champagnat

Estratégias de comunicação de marketing na hotelaria: o caso do website corporativo do Hotel Promenade Champagnat Marcelle Rodrigues Silva, Flávio Roberto dos Santos Coutinho, Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira. XII Semana do Turismo. UFMG: Belo Horizonte, 2015. No setor hoteleiro, o uso de recursos da Internet permite aos clientes Leia mais…

Diagnóstico do setor hoteleiro

O Diagnóstico do Setor Hoteleiro realizado pelo Observatório visou o levantamento de dados básicos sobre os empreendimentos dos municípios de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia, baseando-se em metodologias internacionais e teve como objetivo colher informações principalmente no que diz respeito à sustentabilidade dos estabelecimentos.   Relatório Belo Horizonte Relatório Juiz de Fora Relatório Uberlândia Leia mais…

Boletins especiais

Os boletins especiais tem como objetivo traçar informações específicas sobre um segmento ou assunto pontual relacionado ao turismo em Minas Gerais. A publicação não possui periodicidade definida. Boletins 2022 Índices das atividades turísticas (IATUR) – 2021 Boletim Mapa do Turismo Mineiro Boletim da Mineirdade Pesquisa de Demanda Turística 2022 RAIS Leia mais…