Panorama Mensal do Turismo

Através do boletim Panorama Mensal do Turismo em Minas Gerais são disponibilizados os principais indicadores acerca da atividade no estado, como: Números de pousos de aeronaves e desembarques de passageiros nos aeroportos; Dados do mercado formal segmentado pelos setores de  Agências e Operadores, Alimentação, Comércio e Serviços, Entretenimento, Hospedagem e Transportes; Quantidade de Leia mais…

Rede de Observatórios de Turismo em Direção à Inteligência Turística: O Caso do Brasil

Rede de Observatórios de Turismo em Direção à Inteligência Turística: O Caso do Brasil Daniela Fantoni Alvares, Saulo Ribeiro dos Santos, André Riani Costa Perinotto O presente artigo Network of Tourism Observatories toward Tourism Intelligence: The Case of Brazil (título original/artigo publicado em inglês) é resultado de uma pesquisa que Leia mais…

Turismo de Negócios

“O segmento Turismo de Negócios e Eventos (TNE) trata-se da prática do turismo cuja finalidade seja a realização de negócios, parcerias e demais atividades de cunho profissional, bem como da participação em eventos de interesse profissional, associativo, institucional, seja de caráter comercial, promocional ou técnico e científico” (Manual de Orientações, 2017). Abaixo Leia mais…

Rota Lund

O Observatório Peter Lund tem como objetivo levantar e monitorar dados e indicadores sobre o turismo na região dos municípios de Sete Lagoas, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Cordisburgo.   Aqui, você encontrará as principais informações sobre a Rota Lund. Boletins 1ª Edição – 2º Semestre/2013 2ª Edição – 1º Semestre/2014 3ª Leia mais…

Metodologias de pesquisa em turismo

O levantamento de estatísticas do turismo permite compreender o perfil dos visitantes e o impacto causado pela atividade em cada local. Apesar disso, há uma dificuldade na padronização desses dados. A partir disso, criou-se o Manual de Metodologias de Pesquisas em Turismo. Acesse: Metodologias de pesquisa em Turismo 2018

Destinos turísticos inteligentes

“Destino inteligente é um destino turístico inovador, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica de vanguarda, que garanta o desenvolvimento sustentável do território turístico. Acessível a todos, facilita a interação e a integração do visitante com o meio ambiente e melhora a qualidade de sua experiência no destino.” (Aenor/Segittur, 2012)   A pesquisa é uma Leia mais…

Demanda turística

A pesquisa de demanda tem como objetivo principal traçar o perfil dos turistas e excursionistas que visitam Minas Gerais durante a alta, média e baixa temporada. Retrata suas principais motivações para a realização da viagem, nível socioeconômico e expectativas em relação aos produtos e serviços consumidos durante sua estadia, além do perfil dos gastos Leia mais…