Rede de Observatórios de Turismo em Direção à Inteligência Turística: O Caso do Brasil

Rede de Observatórios de Turismo em Direção à Inteligência Turística: O Caso do Brasil Daniela Fantoni Alvares, Saulo Ribeiro dos Santos, André Riani Costa Perinotto O presente artigo Network of Tourism Observatories toward Tourism Intelligence: The Case of Brazil (título original/artigo publicado em inglês) é resultado de uma pesquisa que Leia mais…

Impactos da Covid-19 no setor de viagens e turismo: perspectivas do Observatório do Turismo de Minas Gerais.

Impactos da Covid-19 no setor de viagens e turismo: perspectivas do Observatório do Turismo de Minas Gerais. Hebert Canela Salgado, Julia Boroni de Paiva, Iolanda Benfica Blaso de Souza, Higor Alfredo Damaso da Silva. O trabalho apresenta um panorama dos impactos da COVID-19 no setor de Turismo em Minas Gerais, Leia mais…

Turismo de Negócios

“O segmento Turismo de Negócios e Eventos (TNE) trata-se da prática do turismo cuja finalidade seja a realização de negócios, parcerias e demais atividades de cunho profissional, bem como da participação em eventos de interesse profissional, associativo, institucional, seja de caráter comercial, promocional ou técnico e científico” (Manual de Orientações, 2017).   Leia mais…

Rota Lund

O Observatório Peter Lund tem como objetivo levantar e monitorar dados e indicadores sobre o turismo na região dos municípios de Sete Lagoas, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Cordisburgo.   Aqui, você encontrará as principais informações sobre a Rota Lund. Boletins 1ª Edição – 2º Semestre/2013 2ª Edição – 1º Semestre/2014 3ª Leia mais…

Matriz de posicionamento dos Circuitos Turísticos

Em Minas Gerais, os Circuitos Turísticos são Instâncias de Governança Regionais, que reúnem na política do turismo o setor público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada. Assim, torna-se necessário avaliar o amadurecimento da gestão dos Circuitos Turísticos. Em 2013 realizou-se a Pesquisa da Matriz de Posicionamento das Associações Leia mais…

Demanda turística

A pesquisa de demanda tem como objetivo principal traçar o perfil dos turistas e excursionistas que visitam Minas Gerais durante a alta, média e baixa temporada. Retrata suas principais motivações para a realização da viagem, nível socioeconômico e expectativas em relação aos produtos e serviços consumidos durante sua estadia, além do perfil dos gastos Leia mais…