Rede de Observatórios de Turismo em Direção à Inteligência Turística: O Caso do Brasil

Rede de Observatórios de Turismo em Direção à Inteligência Turística: O Caso do Brasil Daniela Fantoni Alvares, Saulo Ribeiro dos Santos, André Riani Costa Perinotto O presente artigo Network of Tourism Observatories toward Tourism Intelligence: The Case of Brazil (título original/artigo publicado em inglês) é resultado de uma pesquisa que Leia mais…

Impactos da Covid-19 no setor de viagens e turismo: perspectivas do Observatório do Turismo de Minas Gerais.

Impactos da Covid-19 no setor de viagens e turismo: perspectivas do Observatório do Turismo de Minas Gerais. Hebert Canela Salgado, Julia Boroni de Paiva, Iolanda Benfica Blaso de Souza, Higor Alfredo Damaso da Silva. O trabalho apresenta um panorama dos impactos da COVID-19 no setor de Turismo em Minas Gerais, Leia mais…

Análise de programas de educação ambiental do setor público de Ouro Preto (MG)

Análise de programas de educação ambiental do setor público de Ouro Preto (MG) Simone Fernandes Machado, Ricardo Eustáquio Fonseca Filho, Frederico Martino Simonini da Silva O presente estudo analisa os programas de Educação Ambiental (EA) promovidos pelo setor público em Ouro Preto/MG e propõe uma metodologia para o diagnóstico, com Leia mais…

Gestão de áreas protegidas: os conselhos gestores das unidades de conservação municipais de Ouro Preto/MG

Gestão de áreas protegidas: os conselhos gestores das unidades de conservação municipais de Ouro Preto/MG Simone Fernandes Machado, Valéria da Conceição Chaves, Ricardo Eustáquio Fonseca Filho. Os Conselhos Gestores são instâncias de gestão participativa entre unidades de conservação e a sociedade. Entretanto, após as etapas de identificação de atores, sensibilização, Leia mais…

Análise da Rede Social da Instância de Governança do Circuito Turístico Caminho Novo: uma perspectiva sistêmica e complexa.

Análise da Rede Social da Instância de Governança do Circuito Turístico Caminho Novo: uma perspectiva sistêmica e complexa. Bruno Campos Guilarducci. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Turismo e Hotelaria: Niterói, 2017. Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar a composição, a organização e o funcionamento da Instância Leia mais…

Extração de dados web como suporte na elaboração de indicadores do turismo de Minas Gerais: uma iniciativa em Big Data

Extração de dados web como suporte na elaboração de indicadores do turismo de Minas Gerais: uma iniciativa em Big Data Rafael Almeida de Oliveira. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação: Belo Horizonte, 2017. A pesquisa teve como objetivo estudar o fenômeno Big Data Leia mais…

O Turismo como Projeto Político e sua capacidade de indução ao desenvolvimento econômico: destinos indutores ou concentradores do desenvolvimento turístico regional em Minas Gerais?

O Turismo como Projeto Político e sua capacidade de indução ao desenvolvimento econômico: destinos indutores ou concentradores do desenvolvimento turístico regional em Minas Gerais? Guilherme Augusto Pereira Malta, Belo Horizonte Instituto de Geociências –IGC/UFMG 2018 Esta pesquisa lança luz sobre como o turismo enquanto tema central de um projeto político Leia mais…

Estudo do Relacionamento entre Associações e Associados: O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas

Estudo do Relacionamento entre Associações e Associados: O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas Ricardo Lemos Pimenta. Itajubá, Novembro de 2017 Esta pesquisa teve por objetivo revelar como estavam pautadas (simetrias e assimetrias, satisfação das necessidades) as relações entre a associação e os associados do CTCSM pela perspectiva da Leia mais…

Marketing digital em políticas públicas de turismo: um estudo de caso da Secretaria de Estado de Turismo na promoção turística de Minas Gerais

Marketing digital em políticas públicas de turismo: um estudo de caso da Secretaria de Estado de Turismo na promoção turística de Minas Gerais Raiane Cardoso de Souza. Fundação João Pinheiro: Belo Horizonte, 2016. Desde o final do século XX a evolução das tecnologias de informação e comunicação, sobretudo com o Leia mais…