Estudo do Relacionamento entre Associações e Associados: O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas

Ricardo Lemos Pimenta. Itajubá, Novembro de 2017

Esta pesquisa teve por objetivo revelar como estavam pautadas (simetrias e assimetrias,
satisfação das necessidades) as relações entre a associação e os associados do CTCSM pela
perspectiva da teoria de marketing de relacionamento, afim de verificar se o relacionamento
influencia na convergência ou divergência de ideias e na superação ou não de conflitos internos.
Os Circuitos Turísticos em Minas Gerais inovam na maneira como o relacionamento se
desenvolve entre as diversas esferas do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil,
pois exige um esforço coletivo para construir esse novo modelo de gestão. Foi preciso analisar
o relacionamento por uma visão interdisciplinar. Para isso, foram abordados os conceitos de
associativismo, turismo e desenvolvimento sustentável, circuitos turísticos em Minas Gerais,
os conceitos de relacionamentos de uma perspectiva organizacional e das relações interpessoais
e também a partir da teoria de marketing de relacionamento. As metodologias utilizadas foram
a observação simples, entrevistas semiestruturadas e a teoria de marketing de relacionamento.
Os resultados mostram que falta um maior nivelamento por parte dos associados em relação ao
conhecimento dos conceitos e procedimentos que permeiam o circuito e que a falta de
continuidade (troca de prefeitos e secretários) e a utilização do circuito como instrumento
político partidário influencia diretamente no desenvolvimento das relações dentro da
associação.

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