Uso público e conservação: estudo das trilhas do Parque Natural Municipal das Andorinhas, Ouro Preto (MG)

Uso público e conservação: estudo das trilhas do Parque Natural Municipal das Andorinhas, Ouro Preto (MG) Simone Fernandes Machado, Ricardo Eustáquio Fonseca Filho, Sandra Maria Antunes Nogueira Diversas categorias de Unidades de Conservação (UCs) instituídas no Brasil permitem o uso público. Entretanto, os impactos resultantes da atividade de visitação turística Leia mais…

Geoturismo e sítios pedológicos em trilhas dos Parques Estaduais do Itacolomi e Serra do Rola – Moça/MG

Geoturismo e sítios pedológicos em trilhas dos Parques Estaduais do Itacolomi e Serra do Rola-Moça/MG Ricardo Eustáquio Fonseca Filho, Paulo de Tarso Amorim Castro, Angélica Fortes Drummond Chicarino Varajão O turismo em Unidades de Conservação (UC) tem se apresentado como uma forma de conservação do patrimônio natural. Os Parques Estaduais Leia mais…

Percepção dos Visitantes do Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) para o Geoturismo

Percepção dos Visitantes do Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) para o Geoturismo Ricardo Eustáquio Fonseca Filho, Paulo de Tarso Amorim Castro, Angélica Fortes Drummond Chicarino Varajão, Múcio do Amaral Figueiredo. As áreas naturais, mais do que fonte de alimentos e refúgio da rotina urbana, são de informações que Leia mais…

Perfil do geoturista do Parque Estadual da Serra do Rola – Moça (MG)

Perfil do geoturista do Parque Estadual da Serra do Rola – Moça (MG) Ricardo Eustáquio Fonseca Filho, Gabriela Sousa Ribeiro  O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça (PESRM) é uma unidade de conservação de Proteção Integral em Minas Gerais, com características geológicas e geomorfológicas que o caracterizam como um geossítio Leia mais…

Patrimônio Histórico Ambiental: diagnósticos para criação de unidade de conservação e orientações para o uso público do Jardim Botânico de Ouro Preto-MG

Patrimônio Histórico Ambiental: diagnósticos para criação de unidade de conservação e orientações para o uso público do Jardim Botânico de Ouro Preto-MG Simone Fernandes Machado, Valéria da Conceição Chaves, Ricardo Eustáquio Fonseca Filho. No final do século XVIII, na antiga Vila Rica (MG), foi definido um espaço, que em 1840, Leia mais…

Análise de programas de educação ambiental do setor público de Ouro Preto (MG)

Análise de programas de educação ambiental do setor público de Ouro Preto (MG) Simone Fernandes Machado, Ricardo Eustáquio Fonseca Filho, Frederico Martino Simonini da Silva O presente estudo analisa os programas de Educação Ambiental (EA) promovidos pelo setor público em Ouro Preto/MG e propõe uma metodologia para o diagnóstico, com Leia mais…

Gestão de áreas protegidas: os conselhos gestores das unidades de conservação municipais de Ouro Preto/MG

Gestão de áreas protegidas: os conselhos gestores das unidades de conservação municipais de Ouro Preto/MG Simone Fernandes Machado, Valéria da Conceição Chaves, Ricardo Eustáquio Fonseca Filho. Os Conselhos Gestores são instâncias de gestão participativa entre unidades de conservação e a sociedade. Entretanto, após as etapas de identificação de atores, sensibilização, Leia mais…

Programa de visitação do Parque Estadual da Serra do Papagaio (MG): Desafios e Oportunidades para o estabelecimento de parcerias.

Programa de visitação do Parque Estadual da Serra do Papagaio (MG): Desafios e Oportunidades para o estabelecimento de parcerias. Gustavo de Paiva Resende Toledo. Trabalho Final Apresentado Ao Programa de Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável Como Requisito parcial à obtenção do Grau de Mestre. IPÊ – Leia mais…