Uso público e conservação: estudo das trilhas do Parque Natural Municipal das Andorinhas, Ouro Preto (MG)

Simone Fernandes Machado, Ricardo Eustáquio Fonseca Filho, Sandra Maria Antunes Nogueira

Diversas categorias de Unidades de Conservação (UCs) instituídas no Brasil permitem o uso público. Entretanto, os impactos resultantes da atividade de visitação turística nessas áreas são pouco pesquisados e tecnicamente geridos. A questão central do estudo é como a abertura não planejada de trilhas para fins turísticos pode impactar o Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA) em Ouro Preto (MG). Tendo como hipótese o entendimento de que a utilização de trilhas não planejadas pode causar impactos na UC. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi o de analisar nove trilhas utilizadas para visitação turística do PNMA. A metodologia da pesquisa abrangeu pesquisa bibliográfica e documental das trilhas, seu manejo e impactos ambientais; elaboração de ficha qualiquantitativa estruturada para analisá-las; e trabalhos de campo nas mesmas. Como resultado, observou-se que as principais características ambientais de interesse turístico são a observação de flora e fauna e os cursos d’água; e os principais impactos são as queimadas, abertura irregular de trilhas e desmatamento. Conclui-se que o conheci mento da situação das trilhas pode auxiliar a gestão da UC no planejamento e conservação das mesmas.

Artigo para Download