Estratégias de comunicação de marketing na hotelaria: o caso do website corporativo do Hotel Promenade Champagnat

Marcelle Rodrigues Silva, Flávio Roberto dos Santos Coutinho, Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira. XII Semana do Turismo. UFMG: Belo Horizonte, 2015.

No setor hoteleiro, o uso de recursos da Internet permite aos clientes o acesso a informações relevantes sobre empreendimento, serviços e acomodações, provendo a hotelaria com uma habilidade única de comunicação direta com clientes. Entre os canais de comunicação mais usados para a promoção de serviços hoteleiros encontra-se o website corporativo, uma ferramenta que auxilia empreendimentos turísticos a se promoverem na web permitindo ao cliente fazer suas consultas de forma ágil. Este trabalho se propôs a verificar a existência de estratégias de comunicação do website do Promenade Champagnat, avaliando sua eficácia em cumprir os objetivos de comunicação do Mix de Marketing pré-estabelecidos pela empresa e oferecendo soluções cabíveis para suas rupturas. O Método empregado é o de Inspeção Semiótica (MIS) que contribuiu para a análise do sistema e identificação da metamensagem, proporcionando a identificação das estratégias e posterior argumentação dos resultados. Foram identificadas nove classes de signos, divididas em quatro estratégias, que representavam as informações sobre o Mix de Marketing, transmitidas pelos signos ao usuário. Identificaram-se onze rupturas relativas à comunicação e construção do website, informação e serviços. Com base nestas informações, foram propostas soluções que permitiriam a melhoria na comunicabilidade do website. Ao final, concluiu-se que o website apresenta estratégias para a comunicação com o cliente, transmitindo, por meio de seus signos, informações sobre os Quatro P’s de Marketing, porém estas estratégias apresentam rupturas importantes, que precisam ser corrigidas para se conseguir uma comunicação eficaz.

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