Corpos dissidentes na rua: territorialidade e identidades acionadas no carnaval de Ouro Preto (MG)

Corpos dissidentes na rua: territorialidade e identidades acionadas no carnaval de Ouro Preto (MG) Yuri Alexandre Estevão Rezende, Kerley dos Santos Alves, João Nazário Simões Villaschi. Durante o carnaval de Ouro Preto (MG), a Rua São José é apropriada por pessoas LGBTTQIs (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer e intersex). Leia mais…

Do poder simbólico do patrimônio cultural à carência de uma política de hospitalidade museal : um estudo do Museu da Inconfidência

Do poder simbólico do patrimônio cultural à carência de uma política de hospitalidade museal: um estudo do Museu da Inconfidência Leandro Benedini Brusadin A tentativa de refletir as ações e projetos para o acolhimento do público no Museu da Inconfidência, situado em Ouro Preto (MG), perpassa a sua estrutura administrativa Leia mais…

Descrição do turismo religioso umbandista em São Thomé das Letras-MG

Descrição do turismo religioso umbandista em São Thomé das Letras-MG Bianca Peres de Britto. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: São Paulo, 2016. Este artigo tem como objetivo descrever o aproveitamento turístico do segmento religioso umbandista no município de São Thomé das Letras, abordando as práticas Leia mais…

Valorização de elementos urbanos: contribuições para um roteiro do grafite em Belo Horizonte

Valorização de elementos urbanos: contribuições para um roteiro do grafite em Belo Horizonte Natalia Gabriel. XII Semana do Turismo. UFMG: Belo Horizonte, 2015. Este trabalho discute o Turismo Urbano, relacionando o tema à arte urbana, sobretudo o grafite, e aos usos do espaço público. A partir de vivências em outras Leia mais…

Cultura e relações internacionais: a influência da literatura na escolha de destinos turísticos – um exemplo europeu

Cultura e relações internacionais: a influência da literatura na escolha de destinos turísticos – um exemplo europeu Fernanda Naves Coutinho, Francielle Chaves Paiva, Manuella Biagioni Barbosa Teixeira e Diomira Maria Cicci Pinto Faria. XII Semana do Turismo. UFMG: Belo Horizonte, 2015. Artigo selecionado como “Menção Honrosa” da XII Semana do Leia mais…

Tiradentes: de palco dos criativos a cidade criativa. Caminho possível?

Tiradentes: de palco dos criativos a cidade criativa. Caminho possível? Juliana Minardi de Oliveira. Fundação João Pinheiro: Belo Horizonte, 2015. O estudo aqui apresentado pretende contribuir para o desenvolvimento da política municipal de turismo em Tiradentes, município localizado no Estado de Minas Gerais, Brasil. São realizadas análises socioeconômicas e demográficas. Investiga-se a evolução do Leia mais…

Casa Chica da Silva: um estudo dos seus usos espaciais e da satisfação do público turista

Casa Chica da Silva: um estudo dos seus usos espaciais e da satisfação do público turista Stefane Araújo, Lucimara Mariano, Débora Simão. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: Diamantina, 2012. O artigo apresenta os resultados obtidos em um trabalho desenvolvido na Casa Chica da Silva. O mesmo teve como Leia mais…

Turismo, manifestação cultural e desenvolvimento local: o Candombe do Açude – Serra do Cipó (MG)

Turismo, manifestação cultural e desenvolvimento local: o Candombe do Açude – Serra do Cipó (MG) Mariana Marques de Lima. Universidade Federal de Ouro Preto: Ouro Preto, 2010. O Candombe é considerado tradicionalmente a primeira forma de expressão cultural do Congado. É uma manifestação espontânea, aberta a todos que contemplam a Leia mais…

Boletins especiais

Os boletins especiais tem como objetivo traçar informações específicas sobre um segmento ou assunto pontual relacionado ao turismo em Minas Gerais. A publicação não possui periodicidade definida. Boletins 2022 Índices das atividades turísticas (IATUR) – 2021 Boletim Mapa do Turismo Mineiro Boletim da Mineirdade Pesquisa de Demanda Turística 2022 RAIS Leia mais…