photo-1532618500676-2e0cbf7ba8b8

Boletins

O Observatório publica boletins com os principais dados do turismo do Estado. Eles são publicados mensalmente com os indicadores básicos de cada mês e também há edições especiais, focadas em temas relacionados à segmentação do turismo, eventos, dentre outros.

Panorama Mensal do Turismo

Contém os principais indicadores do Turismo em MG, como: dados aéreos (ANAC), mercado formal (CAGED), formalização da atividade (Cadastur), hotelaria (ABIH MG), fluxo rodoviário (Rodoviária de BH) e faturamento (CNC). Além de pesquisas de relevância do período de referência.

Boletins especiais

Os boletins especiais tem como objetivo traçar informações específicas sobre um segmento ou assunto pontual relacionado ao turismo em Minas Gerais.

Boletim geral

O boletim geral contém os principais monitoramentos mensais de desempenho e resultados relacionados à política pública do turismo de Minas Gerais, com um enfoque para os indicadores de Belo Horizonte. A partir de 2021 os dados passaram a ser disponibilizados no Boletim ‘Panorama Mensal do Turismo’.

Boletim dos Aeroportos

boletim possui dados do fluxo dos principais aeroportos do estado. Com o número de passageiros e aeronaves que desembarcam em Minas Gerais e principais  estados e países emissores. A partir de 2021 os dados passaram a ser disponibilizados no Boletim ‘Panorama Mensal do Turismo’.

Boletim do emprego no Turismo

O boletim do emprego no turismo tem como objetivo analisar a situação do mercado de trabalho do turismo em Minas Gerais. Tendo uma periodicidade mensal e sempre fazendo comparação com os dados do mesmo período do ano anterior, os dados são calculados tendo como fonte o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Boletim das redes sociais

O boletim das redes sociais mostra mensalmente os principais indicadores de desempenho relacionados às nossas páginas do Facebook e Instagram, tais como a variação do número de likes, destinos em alta, publicações com maior engajamento, entre outros.