Painel de economia formal das atividades tipicamente e parcialmente turísticas em Minas Gerais de acordo com a RAIS
O Observatório do Turismo de Minas Gerais criou este Power BI com o objetivo principal de fornecer aos municípios de Minas Gerais, informações relacionadas à economia formal das atividades tipicamente e parcialmente turísticas, de forma simples e acessível.Nele, é possível conseguir informações da RAIS 2020 de forma rápida sobre empregos, estabelecimentos e renda do turismo e o impacto desses números para a economia local. Nesse sentido, a consulta pode ser realizada a nível municipal, no âmbito das Instâncias de Governança Regional e no de mesorregiões do IBGE.
Com base na pesquisa Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Observatório realizou um recorte sobre as principais atividades turísticas e analisou os resultados do número de estabelecimentos, número de empregados e renda média nominal dos empregados. Os dadosdaeconomia formal das atividades tipicamente e parcialmente turísticas foram segmentados em todo os setores do turismo: comércio e serviços, transporte, alimentação, entretenimento, hospedagem e agências e operadoras e observados durante os anos de 2006 a 2019 para todos os Territórios de Desenvolvimento do Estado.
Número de estabelecimentos, empregados e renda por município e CNAE - 2019
Recorte histórico economia turismo - 2010 a 2019
Turismo formal em Minas Gerais - 2012 a 2018
Relatório completo 2012 a 2017
Infográfico 2018
Perfil do trabalhador 2011 a 2016
Base de dados da RAIS por município
Acesse os ícones abaixo e faça downloaddas planilhas com os valores extraídos da base de dados da RAIS separadas por município.
Número de estabelecimentos por município e por atividade turística: 2006 a 2019
Número de empregados por município e por atividade turística: 2006 a 2019
Soma das rendas por empregados por município e por atividade turística: 2006 a 2019