O Observatório do Turismo de Minas Gerais é uma instância de pesquisa regulamentada pela Lei nº 22.765, de 20/12/2017, e pelo Decreto nº47.526, de 06/11/2018, que tem como objetivo o monitoramento em rede da atividade turística no estado, o incentivo à inovação, à inteligência de mercado e o fomento à pesquisa acadêmica em turismo. Sua coordenação fica a cargo da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, SECULT-MG.

Atualmente, o período de inscrição está encerrado.

As entidades que podem participar são entidades públicas, privadas e instituições da sociedade civil que colaboram como desenvolvimento da atividade turística a partir de realização periódica de estudos e pesquisas relacionados ao turismo no estado.

Para solicitar a entrada junto ao Observatório de Turismo de Minas Gerais é necessário enviar a solicitação para o e-mail: observatorioturismo@secult.mg.gov.br com os documentos especificados no Decreto e Regimento Interno.

                    – A Ficha Cadastral devidamente preenchida;

                    – O Termo de Compromisso devidamente assinado e firmado com a Secult;

                    – Carta de motivação sobre atuação da entidade e contribuição para a rede;

                    – Documentação comprobatória (Obrigatório a apresentação de pelo menos 01 dos itens a seguir): Relatório de pesquisas relacionadas ao turismo com série histórica de, pelo menos, 03 anos corridos  intercalados; Trabalhos acadêmicos publicados de forma frequente sob tutela da entidade pleiteante; Comprovação de existência de equipe responsável exclusivamente à pesquisa.

Porque fazer parte?

Acesse a documentação:

Decreto do Observatório

Regimento Interno

Ficha Cadastral

Termo de Compromisso

Categorias: Publicação