O Observatório do Turismo de Minas Gerais tem como uma de suas prerrogativas criar e manter ferramentas que visem a geração de conhecimento, o desenvolvimento e o estímulo do setor turístico no estado. Para tanto, uma das atividades adotadas pelo órgão é a geração de relatórios e análise da situação do mercado de trabalho do turismo em Minas Gerais, usando como fonte de dados o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que por sua vez é tratada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os dados são extraídos e calculados considerando uma periodicidade mensal.
Para geração destes relatórios, foram consideradas como “Setor de Turismo” as atividades afetadas pela presença de turistas na região.
O gráfico abaixo apresenta informações acerca do número de trabalhadores admitidos (com a coluna voltada para cima do eixo) e desligados (coluna voltada para baixo do eixo), bem como o saldo de movimentações de empregados nos setores do turismo, com base nos dados extraídos do sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
O saldo de movimentações busca demonstrar se uma determinada atividade econômica está tendo mais ou menos postos de trabalho em um determinado período, sendo que seu cálculo é resultado da diferença entre o número de admissões e o número de desligamentos do período em questão. Nesse sentido, quando o saldo é positivo, verifica-se que no período analisado houve um número maior de admissões que o de desligamentos. Um saldo negativo indica que o número de desligamentos foi superior ao de admissões.