Política Pública de Regionalização do Turismo em Minas Gerais: O Caso do Circuito Vale Verde e Quedas D' Água

Geiziana das Dores Nunes da Silva

Este estudo teve como preocupação central a política pública de regionalização do turismo em Minas Gerais, tendo como referência o caso da Associação turística do Circuito Vale Verde e Quedas D’Água. Objetivou-se descrever e analisar os contextos da fundação e organização da Associação, analisar sua trajetória e funcionamento no contexto da política pública estadual regionalização do turismo, entre os anos de 2001 e 2016, discutir as interações da Associação com o poder público, outras instituições e sociedade, bem como os desafios enfrentados e resultados alcançados neste período. Para isso, foi feito uma análise qualitativa com abordagem exploratória em forma de estudo de caso e descritiva. As técnicas utilizadas foram análise documental e entrevistas. A Associação Turística do Circuito Vale Verde e Queda D’água foi criada no dia 19 de julho de 2001 no município de Lavras. Após a fundação houve um período de inatividade sem registros documentais, posteriormente em 2005 houve o retorno e registro das atividades. Observou-se que os maiores ganhos e atividades que tiveram maior intensidade estão ligados aos períodos em que houve uma gestão estadual com orientação de atividades mais técnica, com maior investimento financeiro para o setor. A pesquisa identificou que o fato de o Estado criar uma política pública e não dar amparo técnico, não garante a exequibilidade ou sucesso da mesma. Por fim, quanto à necessidade da política de turismo ser descentralizada e regionalizada entendeu-se que no contexto dos circuitos, no caso pesquisado, com todas as dificuldades práticas, ainda assim houve contribuições pontuais ao longo dos 15 anos de existência da associação.

.
Acesse o estudo completo aqui