Turismo e gastronomia: uma análise do potencial gastronômico de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto/MG

Narayhane Oliveira Gonzaga Delabrida, Alissandra Nazareth de Carvalho.

A produção de doces artesanais está tradicionalmente presente em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto/MG, há cerca de duzentos anos. Essa arte do saber-fazer doces do distrito vem sendo transmitida de geração em geração até os dias de hoje, registrada, de acordo com o Decreto nº 1.096 de 15 de abril de 2008, como Bem Imaterial Municipal, no Programa de Patrimônio Municipal de Ouro Preto/MG. Após esse registro, no distrito, vêm-se realizando eventos gastronômicos, nos quais se busca valorizar a produção de doces artesanais e as tradições culinárias das famílias locais. Diante disso, objetiva-se com este estudo discutir as possibilidades de desenvolvimento da relação entre turismo e gastronomia em São Bartolomeu, verificando-se se a gastronomia local influencia a atividade turística e identificando-se as percepções dos participantes durante um evento gastronômico. Para isso, a pesquisa caracterizou-se por ser descritivo-exploratória, pela amostragem aleatória não probabilística, ao realizarem-se pesquisas bibliográficas e de campo. Conclui-se que, além dos eventos, São Bartolomeu tem potencial para o crescimento do turismo gastronômico por meio de roteiros gastronômicos que poderão contribuir para o desenvolvimento local.

Artigo para Download