TURISMO PEDAGÓGICO NAS CIDADES HISTÓRICAS MINEIRAS (TCC)

Marcos Antonio Mendes

A partir de 1990, houve uma aceleração no processo conhecido como globalização, o que provocou um forte impacto, inclusive no Brasil; especialmente no âmbito educacional que, desde então, tem que se adaptar às constantes transformações e necessidades sociais. A globalização trouxe diversas transformações em todas as áreas, em nível mundial. Tais alterações causaram um enorme impacto, principalmente, nas estruturas estatais e econômicas, na produção cultural, na coletividade, nas relações cotidianas e nas condições de trabalho (sobretudo, nos setores de prestação de serviços). Nesse contexto, o indivíduo deve ser preparado para ser um cidadão global, cuja educação deve ser fundamentada nos princípios de liberdade, igualdade e solidariedade. Para atingir tais objetivos, o processo educacional deve estar alicerçado em quatro pilares básicos: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. A partir de então, a CF/88 e a LDB/96 foram o ponto de partida para posteriores e sucessivas implementações de políticas públicas voltadas à educação. É justamente neste ponto que o turismo pedagógico entra em cena, tendo amparo pedagógico e legal.

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