Gastronomia como estratégia da promoção turística de Minas Gerais

Gastronomia como estratégia da promoção turística de Minas Gerais

Joyce Kimarce do Carmo Pereira, Nayane Suelen Maia de Assis, Thalita Regina de Souza Brito

O presente trabalho tem como objetivo compreender como o poder público de Minas Gerais, por meio das ações e projetos de órgãos e instituições, utilizaram a gastronomia mineira como um produto, para impulsionar a atividade turística. Como objetivos específicos, o artigo em questão se propôs analisar a relevância da gastronomia, considerando os aspectos, significados e as experiências ofertadas ao turista. Buscou-se entender como Minas Gerais inovou, apostando na gastronomia como elemento de diversificação da oferta e da promoção turística e identificou ainda as ações e os projetos governamentais existentes no estado, voltados para a promoção da gastronomia no cenário mineiro. A metodologia deste estudo de abordagem qualitativa baseou-se na realização de pesquisa bibliográfica, a qual investigou e analisou os conceitos que perpassam a gastronomia e a promoção turística partindo de consultas de fontes bibliográficas primárias e secundárias, os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. A partir disso, foi possível observar que a gastronomia contribui para a integração e desenvolvimento regional por meio do incentivo ao turismo, devido à experiência proporcionada aos visitantes, os quais além de vivenciarem as etapas de produção artesanalmente, conhecem a tradição local e o modo de vida da comunidade. Tal vivência se apresenta como um produto gastronômico formatado e comercializado, com potencial para o desenvolvimento econômico por meio do turismo. Constatou-se ainda a aplicabilidade de estratégias de promoção utilizadas tanto pela SECULT-MG quanto por outros órgãos públicos, objetivando divulgar a gastronomia mineira, por meio de eventos gastronômicos, planos e programas, ações de press trips e feiras de turismo

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