O Observatório do Turismo de Minas Gerais tem como uma de suas prerrogativas criar e manter ferramentas que visem a geração de conhecimento, o desenvolvimento e o estímulo do setor turístico no estado. Para tanto, uma das atividades adotadas pelo órgão é a geração de relatórios e análise da situação do mercado de trabalho do turismo em Minas Gerais, usando como fonte de dados o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que por sua vez é tratada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os dados são extraídos e calculados considerando uma periodicidade mensal.

Para geração destes relatórios, foram consideradas como “Setor de Turismo” as atividades afetadas pela presença de turistas na região.

O gráfico abaixo apresenta informações acerca do número de trabalhadores admitidos (com a coluna voltada para cima do eixo) e desligados (coluna voltada para baixo do eixo), bem como o saldo de movimentações de empregados nos setores do turismo, com base nos dados extraídos do sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). 

O saldo de movimentações busca demonstrar se uma determinada atividade econômica está tendo mais ou menos postos de trabalho em um determinado período, sendo que seu cálculo é resultado da diferença entre o número de admissões e o número de desligamentos do período em questão. Nesse sentido, quando o saldo é positivo, verifica-se que no período analisado houve um número maior de admissões que o de desligamentos. Um saldo negativo indica que o número de desligamentos foi superior ao de admissões.  

Fonte: Elaboração própria com dados do CAGED

Relação de atividades econômicas do turismo, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 2.0:

A partir do Banco de Dados CAGED abaixo é possível realizar o download da base utilizada para a formulação do gráfico. É possível encontrar o número de admissões, desligamentos e saldo de movimentações a nível municipal. A listagem de Cnaes do Turismo apresenta quais atvidades da Classificação Nacional de Atividades Econômicas, versão 2.0, são consideradas no setor, composta pelos segmentos: Agências e Operadores, Alimentação, Comércio e Serviços, Hospedagem, Entretenimento e Transportes.

diagram
Banco de Dados CAGED
programação
Cnaes do Turismo
Categorias: Publicação