PATRIMÔNIO, TURISMO E IMAGINÁRIO URBANO: a fragmentação espacial e social da imagem da cidade de Ouro Preto (MG- Brasil)

Luiz Cláudio Alves Viana, Leandro Benedini Brusadin.

A cidade de Ouro Preto-MG é atualmente um dos principais atrativos culturais do Brasil mediante de seu valor histórico e turístico. A cidade passou por um longo processo de legitimação do seu patrimônio e ainda vem passando por um período de ressignificação em consequência da apropriação do turismo moderno. O setor do turismo enquanto atividade econômica e social traz consequências ambivalentes à comunidade local, essencialmente na fragmentação e massificação da cultura ao utilizar ferramentas de marketing que redimensionam o valor da cidade em sentido temporal e espacial. O objetivo deste trabalho é compreender quanto o turismo cultural influencia na formação do imaginário urbano por meio da divulgação das imagens da cidade. A metodologia baseia-se na análise semiótica de sites e materiais gráficos utilizados para promover o turismo em Ouro Preto. Conclui-se que as imagens turísticas priorizam o patrimônio do centro histórico da cidade e negligenciam os significados dos bairros periféricos os quais seriam essenciais para o entendimento da cultura local para a comunidade e para os próprios turistas.

leia mais
Artigo para Download