Manuais
O Observatório do Turismo de Minas Gerais tem como objetivo a transferência de conhecimentos e a formação de recursos humanos. Através da criação de manuais buscamos melhorias no setor turístico, fortalecendo a produção de conhecimento nesse meio.
Guia de indicadores
Os indicadores do turismo são considerados aqueles que possuem um monitoramento constante e uma série histórica bem definida.
Nesse espaço, poderá ser visualizado um guia de indicadores desenvolvido para explicar um pouco sobre o que são indicadores, onde e como podem ser utilizados e quais são trabalhados pelo Observatório.
Manual de dados da ANAC
Por meio do Manual de Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), pretendemos demonstrar como utilizar os dados de voos e passageiros, de forma a auxiliar no tratamento de dados sobre turismo, conforme já dito no Manual de Metodologias de Pesquisas em Turismo, o fluxo de passageiros em aeroportos é uma das formas de se obter o fluxo turístico de uma região, esse é um dos usos possíveis para tal informação. O documento apresenta as principais fontes utilizadas e a forma de manipular os dados obtidos. Os dados da ANAC são utilizados nos Boletins dos Aeroportos pelo Observatório. Confira o manual:
Manual da Ocupação Hoteleira
O Manual da Ocupação Hoteleira visa explicar como são obtidos os dados da hotelaria através dos Boletins de Ocupação Hoteleira (BOHs), e como estes indicadores podem contribuir para o monitoramento do turismo municipal ou regional, por meio do cálculo das taxas de ocupação hoteleira e também do fluxo turístico.
Confira o manual:
Metodologias de pesquisa em turismo
O levantamento de pesquisas e estatísticas do turismo permite compreender o perfil dos visitantes e o impacto causado pela atividade em cada local. Apesar disso, há uma dificuldade na padronização desses dados. A partir disso, criou-se o Manual de Metodologias de Pesquisas em Turismo OTMG 2018 que auxiliou na criação do Manual de pesquisas em turismo da Rede Brasileira de Observatórios de turismo 2022. Acesse:
Turismo de Negócios
“O segmento Turismo de Negócios e Eventos (TNE) trata-se da prática do turismo cuja finalidade seja a realização de negócios, parcerias e demais atividades de cunho profissional, bem como da participação em eventos de interesse profissional, associativo, institucional, seja de caráter comercial, promocional ou técnico e científico” (Manual de Orientações, 2017).
Abaixo você encontrará manual explicativo sobre o setor: