Circuitos Turísticos mineiros: coerência e contraditoriedade na manutenção da política de turismo

Fernando Gomes Ribeiro. Fundação João Pinheiro: Belo Horizonte, 2011.

O trabalho analisa a política de circuitos turísticos da SETUR, que consiste em descentralização e regionalização das ações da política de turismo. Avalia-se coerência da implementação da política em relação à sua formulação e seus efeitos práticos. Para tanto, recorre-se à revisão da trajetória da política pública de turismo e seus desdobramentos mais atuais, comparando-se ao quadro teórico de regionalização do turismo. A pesquisa mostra que a política recebeu apoio e incentivo sem uma razão clara, por não haver mecanismos de avaliação. Com tudo isso, mostra-se que a política de turismo em Minas Gerais apresenta um rumo definido, porém sem respaldo em termos de resultados. Conclui-se, então, que há poucas razões fundamentadas para a continuidade da política, nos moldes em que está sendo implementada.