Gestão de Circuitos Turísticos: um estudo de caso sobre a Associação de Integração Regional do Circuito das Águas (MG)

Geiza Gonçalves de Azevedo. Universidade Federal de Minas Gerais: Belo Horizonte, 2009.

Considerando as diretrizes propostas pela Política de Circuitos Turísticos da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, refletiu-se sobre o modelo de gestão adotado pela Associação de Integração Regional do Circuito Turístico das Águas. O tema em questão foi escolhido devido à intenção de fortalecer as discussões sobre gestão pública do turismo, compreendendo esse tema como de suma importância nos estudos sobre turismo. Para a realização do trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas referentes aos temas políticas públicas, gestão pública e planejamento regional, além de reconhecimento quanto à Política de Circuitos Turísticos; e pesquisa de campo, nessa última foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas ao representante da Associação e responsáveis pelo turismo nos municípios membros da mesma. Considerou-se que a Associação de Integração Regional do Circuito Turístico das Águas não tem alcançado desenvolvimento satisfatório do turismo regional e que a mesma não tem cumprido as diretrizes propostas pela Política de Circuitos da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. A partir de tal conclusão foram apresentadas sugestões a fim de ampliar as possibilidades de êxito na gestão do Circuito Turístico das Águas.