Os Desafios de Inovação das Agências de Viagens com o surgimento das plataformas digitais para organização e planejamento de viagens

Lizandra Marcella Cordeiro Soares Geraldo e Stephanie Gomes de Matos. Artigo vencedor da Semana de Turismo da UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais: Belo Horizonte, 2017.

As agências de viagens se tornaram ao longo dos anos o principal e mais importante intermediador de produtos e serviços entre fornecedor e clientes. Muitos ainda utilizam dos seus serviços, porém, este mercado enfrenta desafios todos os dias. Com isso é necessário que as agências de viagens considerem inovar os seus serviços para se manter no mercado. O principal objetivo do trabalho foi entender como as agências de viagens estão buscando inovar para não perder espaço para ferramentas de viagens tais como a internet.A metodologia adotada baseia-se em estudo bibliográfico e a busca pelos resultados se deu a partir de entrevistas aplicadas com 10 (dez) agências de viagens da região centro-sul de Belo Horizonte. Competir com essas plataformas é um grande desafio diário para os agentes de viagens, perder clientes todos os dias é uma realidade enfrentada atualmente.Para muitos investir em inovação é o que vai mantê-los no mercado, para outros isso não será suficiente.