Header site otmg

Monitoramento dos efeitos do Covid-19 no turismo de Minas Gerais

Diante da pandemia do Coronavírus (Covid-19), o OTMG está levantando dados e informações e produzindo documentos relacionados aos impactos no setor do turismo. 

Boletins Covid - 19

Os Boletins possuem indicadores de acompanhamento dos principais impactos do período acerca do turismo e são atualizados quinzenalmente. São apresentados a evolução do número de casos no estado, a taxa de isolamento social no âmbito estadual e nacional, dados da operação da malha aérea, a taxa de ocupação hoteleira da capital, além da incorporação de indicadores relevantes no período. Confira os boletins de acordo com a data de elaboração:

coronavirus
17 de Abril
coronavirus
30 de Abril
coronavirus
15 de Maio
coronavirus
29 de Maio
coronavirus
16 de Junho
coronavirus
26 de Junho
coronavirus
10 de Julho
coronavirus
24 de Julho
coronavirus
07 de Agosto
coronavirus
21 de Agosto
coronavirus
04 de Setembro
coronavirus
18 de Setembro

Relatórios de acompanhamento

Os relatórios ‘Panoramas e tendências para o turismo em Minas Gerais pós covid-19’ contém indicadores e análises do cenário atual e as perspectivas para o setor. O documento visa contribuir para melhor compreensão da conjuntura e para a construção e desenvolvimento de estratégias mais assertivas, passando por atualizações periódicas para acompanhamento das rápidas mudanças de cenário. O documento possui duas versões que podem ser acessadas, a completa e a resumida.

contract
Panoramas e Tendências vol. 1
contract
Panoramas e Tendências vol. 2
contract
Panoramas e Tendências vol. 3
contract
Panoramas e Tendências vol. 4
contract
Panoramas e Tendências vol. 5

Documentos orientadores

São disponibilizados o ‘Documento Orientador para o setor do turismo de MG – Covid-19’ produzido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, além de outros documentos de fontes secundárias levantados pela Secretaria, que abrangem o contexto da pandemia e a interface com o turismo, e que servem como fonte segura para nortear tomadas de decisões e iniciativas a serem promovidas.

.
Documento orientador vol. 1
.
Documento orientador vol.2
.
Documento orientador vol.3
.
Documento orientador vol.4
.
Documento orientador vol.5
.
Outros documentos

O programa, setoriza as atividades econômicas em três onda (onda vermelha – serviços essenciais; onda amarela – serviços não essenciais; onda verde – serviços não essenciais com alto risco de contágio), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

Veja abaixo quais ondas representam as atividades econômicas do Turismo, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 2.0, e como estão classificadas nas ondas da matriz de risco.

pesquisa evento
Setores do turimo por ondas de risco

Sondagem Empresarial

Realizada entre 13 e 27 de abril, através de um questionário online, em parceria com a Rede Brasileira de Obervatórios do Turismo, a pesquisa teve como objetivo coompreender os impactos causados pela Covid-19 nos setores do turismo.

relatório
Relatório
banco de dados
Banco de Dados
Infográfico
Infográficos

Sondagem Economia Criativa

Realizada através de questionário online, a pesquisa teve como objetivo comprender os efeitos do Covid-19 nos setores da Economia Criativa.

relatório
Relatório
banco de dados
Banco de Dados