O turismo é uma importante atividade econômica do município de Ouro Preto, Minas Gerais. A cidade é indutora de turistas do Brasil e do mundo e tem relevância histórica e cultural. Apesar da vocação para o turismo cultural, levantou-se o pressuposto de que a gastronomia ouro-pretana não é valorizada como patrimônio cultural e atrativo turístico, por Instituições Públicas que promovem a cidade enquanto destino. Esse pressuposto partiu do fato de não existir um evento que priorize produtores e os hábitos alimentares locais, e a partir da análise do conteúdo dos sites das Instituições. O objetivo da presente pesquisa, portanto, é identificar quais são os possíveis gargalos de planejamento no que tange o fomento ao turismo que priorize a alimentação e a cultura e aquecer a discussão sobre uma atividade turística que valorize a gastronomia local na cidade. Com essa finalidade, foi utilizado levantamento bibliográfico, análise do conteúdo do marketing digital e entrevistas semiestruturas. Concluiu-se que a gestão estadual de Minas Gerais, conseguiu consolidar o hábito alimentar mineiro no imaginário do brasileiro, todavia, as políticas públicas e o planejamento de metas para a valorização e preservação da gastronomia ouro-pretana são recentes em Ouro Preto, podendo ser melhor exploradas.

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