O programa de regionalização do turismo de Minas Gerais: uma abordagem da política pública de turismo

Isabela Rosa Sette. Fundação João Pinheiro: Belo Horizonte, 2012

O trabalho aqui apresentado discorre sobre a política pública de turismo do governo de Minas Gerais, com enfoque na estratégia de regionalização e no papel das Associações de Circuitos Turísticos. Para tanto, recorre-se à revisão dos conceitos de turismo e de políticas públicas, apresenta possíveis impactos da atividade turística e a trajetória da política pública de turismo no Brasil. Descreve a política de turismo do estado de Minas Gerais e discute os resultados da pesquisa desenvolvida, que aborda o papel das Associações de Circuitos Turísticos na implementação da política estadual de turismo. Os resultados indicam o reconhecimento da política de regionalização mineira como uma estratégia de sucesso, e a consciência do papel das Associações como instâncias de governança democráticas e participativas. No entanto, apontam também para certa dificuldade no desenvolvimento de ações que resultem em benefícios práticos em curto prazo, além do desejo de maior clareza nas diretrizes emitidas pela SETUR/MG e certa preocupação com uma aparente descontinuidade da política de turismo no estado. Além disso, foi apontada a necessidade de melhoria dos canais de comunicação entre a SETUR/MG e os Circuitos Turísticos e a importância de se estabelecer diretrizes políticas para superar as dificuldades financeiras das Associações. Espera-se que este estudo possa colaborar com a continuidade, o avanço, e o fortalecimento da política estadual de turismo.