APL no setor de turismo: uma análise do Circuito Turístico das Pedras Preciosas (MG)

Wedson Bruno Cordeiro de Sá. Universidade Estadual de Santa Cruz: Ilhéus, 2011.

As políticas públicas de turismo no Brasil apresentaram diferentes abordagens ao longo dos anos. O Programa Nacional de Municipalização do Turismo e o conseguinte Plano Nacional do Turismo, implementados a partir do ano de 1994, tiveram, dentre as suas intenções, o propósito de constituir a interação de arranjos produtivos locais para fins de inovação e diversificação dos produtos turísticos ofertados no território nacional. Em Minas Gerais, as atuais regiões turísticas receberam a nomenclatura de Circuitos Turísticos. Este trabalho teve como finalidade analisar a região mineira conhecida como Circuito Turístico das Pedras Preciosas, identificando o seu atual estágio de desenvolvimento, a partir da percepção de seu arranjo produtivo local de turismo. A análise, feita de forma descritiva, partiu de um estudo exploratório realizado anteriormente, que contou com a leitura e interpretação de dados secundários e da aplicação do modelo de Tipologia de Arranjo Produtivo Local de Turismo, disponibilizado pelo Ministério do Turismo. Foram pesquisados dados sócio-demográficos gerados por órgãos oficiais do governo; inventários da oferta turística dos municípios do Circuito, bem como o Plano de Desenvolvimento Estratégico do Turismo 2011-2014 deste destino. Foram feitas também consultas diretas aos secretários e diretores que respondem pela pastas de turismo e conselheiros municipais de turismo das localidades pesquisadas, além de algumas observações in loco. O resultado alcançado permitiu identificar que a região do Circuito encontra-se no terceiro grau de desenvolvimento das atividades produtivas e de qualidade das instituições e dos relacionamentos. Ainda neste ponto, a falta de articulação e envolvimento entre os agentes do território foram apontados como principais fatores limitantes para a evolução da atividade turística local. Por fim, nas considerações finais são explanadas algumas constatações e sugeridas algumas orientações que visam melhorar o turismo deste Circuito.