Tiradentes: de palco dos criativos a cidade criativa. Caminho possível?

Juliana Minardi de Oliveira. Fundação João Pinheiro: Belo Horizonte, 2015.

O estudo aqui apresentado pretende contribuir para o desenvolvimento da política municipal de turismo em Tiradentes, município localizado no Estado de Minas Gerais, Brasil. São realizadas análises socioeconômicas e demográficas. Investiga-se a evolução do mercado criativo e de turismo sob a ótica da produção e do mercado formal de trabalho, e estuda-se o planejamento e a gestão municipal nas áreas de turismo e cultura. Busca-se compreender o uso e a ocupação do território e identificar potencialidades a luz de referências contemporâneas, relacionadas aos conceitos de cidade criativa e de economia criativa, examinando sinais e caminhos possíveis para um desenvolvimento mais participativo, integrador e democrático para esse município. Identifica-se que Tiradentes possui elementos do primeiro estágio de transformação de uma cidade comum em uma cidade criativa (estado de latência). Há potencial nos segmentos criativos de Audiovisual, Design, Expressões Culturais, Moda e Patrimônio e Artes. Conclui-se que um esforço de planejamento integrado e participativo para o desenvolvimento da cidade deve ser continuado, considerando os setores criativos para os quais a cidade é vocacionada, o que pode viabilizar um avanço da mesma para novos estágios que favoreçam um desenvolvimento socioeconômico mais inclusivo e sustentável por meio da economia criativa e do turismo.

Artigo para Download