Destinos indutores

Os destinos indutores do desenvolvimento turístico regional são considerados aqueles que possuem infraestrutura básica e turística e atrativos qualificados, que se caracterizam como núcleo receptor e/ou distribuidor de fluxos turísticos.  Em Minas Gerais, contemplado com 04 destinos indutores nacionais,ampliou-se ampliou o número de destinos indutores para 22. Dessa forma, considera-se 04 Leia mais…

Diagnóstico do setor hoteleiro

O Diagnóstico do Setor Hoteleiro realizado pelo Observatório visou o levantamento de dados básicos sobre os empreendimentos dos municípios de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia, baseando-se em metodologias internacionais e teve como objetivo colher informações principalmente no que diz respeito à sustentabilidade dos estabelecimentos. Relatórios Belo Horizonte Juiz de Fora Uberlândia Bando de dados Leia mais…

Circuito Liberdade

O Circuito Liberdade é um conjunto de espaços culturais localizados no entorno da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.  A pesquisa de público teve como objetivo identificar o perfil do usuário do Circuito Liberdade e a qualidade da infraestrutura e dos serviços prestados pelos espaços.

Visitação em parques naturais

Aqui, você poderá encontrar os dados anuais do número de visitantes em 18 desses atrativos, sendo 03 parques nacionais e 15 parques estaduais, de acordo com informações estaduais e federais. Visual Data     Parques/Ano 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 PE Rola Moça¹ 11.108 10.822 25.335 16.349 25.670 138.355 36.261 35.152 Leia mais…

Turistas estrangeiros

Os dados apresentados a seguir são adaptados do Anuário Estatístico publicado pelo Ministério do Turismo e levantados pelo Departamento de Polícia Federal. ​Os números mostram o número de turistas estrangeiros que chegaram ao Brasil pelo BH Airport, em Belo Horizonte, por nacionalidade, continente e sua evolução, entre os anos de 2008 e 2018. Maiores Leia mais…

Ocupação hoteleira

Mensalmente, recebemos dados do Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH) de diversos hotéis e pousadas de Belo Horizonte que auxiliam no levantamento da taxa de ocupação dos meios de hospedagem no município. Também é possível analisar os dados de permanência média e o números de hospedados. A série histórica iniciou-se em 2008 e a cada mês os dados são atualizados. Leia mais…

Nível de satisfação dos visitantes

A série histórica abaixo representa o nível de satisfação dos visitantes de Minas Gerais nos anos de 2010 a 2017. O indicador faz parte dos resultados da Pesquisa de Demanda. Para o levantamento dos dados, foi segmentado os diversos serviços/produtos turísticos oferecidos pelo estado e cada entrevistado respondeu ao questionário avaliando-os em uma escala de 1 a 10. Legenda: Leia mais…

Impacto do Turismo

Com base na pesquisa Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Observatório de Turismo de Minas Gerais realizou um recorte sobre as principais atividades turísticas e analisou os resultados do número de estabelecimentos, número de empregados e renda média nominal dos empregados. Os dados de impacto do Leia mais…

Movimentação dos Aeroportos

O estudo da movimentação dos aeroportos retrata o somatório do número de embarques e desembarques domésticos e internacionais de Minas Gerais e do Brasil. ​ Os dados são atualizados mensalmente através das informações obtidas pela INFRAERO e empresas gestoras dos principais aeroportos privados do país.     Aeroportos 2010 2011 2012 2013 2014 2015 Leia mais…